quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Cem vitórias na carreira, 21 na Volta a Portugal

Cândido Barbosa conquistou a sua
21ª vitória em etapas da Volta a Portugal


- A primeira vitória de Cândido Barbosa aconteceu há 11 anos
- Cândido Barbosa igualou feito de João Lourenço (Sporting) nas vitórias em etapas
- Alves Barbosa lidera lista dos vencedores de etapas da Volta, 34, número que será quase impossível de bater, dado os poucos dias de duração da prova na actualidade


A chegada a Gondomar proporcionou ao grande sprinter e valoroso corredor português Cândido Barbosa a sua 21ª vitoria em etapas na Volta a Portugal, 11 anos depois de ter conquistado o seu primeiro triunfo na prova-rainha do ciclismo português, que aconteceu no longínquo ano de 1997, então ao serviço do Maia-Cin, numa volta ganha pelo campeão Zenon Jaskula (Mapei) e na qual o actual corredor do Benfica venceu duas etapas e conquistou as camisolas por Pontos e da Juventude.

A estreia do corredor de Rebordosa na Volta a Portugal, aconteceu em 1996 tendo conquistado a camisola da Juventude ao serviço da W52-Paredes-Fibromade. Neste mesmo ano, Massimiliano Lelli (Saeco/Levira) foi o grande vencedor da Volta.

O ciclista de Rebordosa foi campeão nacional por 3 vezes. Na prova de fundo em 1995 (W52-Paredes Móvel) e em 2007 (Liberty Seguros) e na prova de contra-relógio individual no ano de 2005 (LA-Liberty Seguros).

Sete equipas diferentes

Sete camisolas diferentes nos 21 triunfos de Candido Barbosa nas diversas Voltas a Portugal. O maior numero de etapas foram conseguidas com a camisola do LA-Pecol-Bombarralense, mas outras grandes formações também estiveram presentes nas vitórias do actual corredor encarnado, como foram os casos de Maia-Cin (2); Banesto (3), LA-Pecol (2), LA-Pecol-Bombarralense (5), LA-Liberty Seguros (4), Liberty Seguros (4) e, hoje, ao serviço do Benfica (1).

Os anos de 2003 e 2007 foram muito produtivos para Cândido Barbosa. Venceu em cada um destes anos quatro etapas, sendo de salientar 2007 no qual triunfou em três etapas consecutivas: 3ª, 4ª e 5ª com chegadas a Gouveia, Monte Assunção(Santo Tirso) e Fafe.

Poucos foram os corredores que venceram quatro etapas na mesma Volta. De referir que nas voltas em que o corredor de Rebordosa conquistou 4 etapas tinham apenas 10 e 11 tiradas, nada comparado com os outros vencedores que obtiveram triunfos em provas com a duração de 24, 26 e 29 etapas, ou seja, nas voltas mais longas de sempre.

"Dono" da camisola por Pontos

Em 1996, ano de estreia na Volta, Cândido Barbosa venceu a Camisola da Juventude. Desde o ano seguinte até 2007, Cândido Barbosa venceu quase sempre a camisola por Pontos. Apenas deixou fugir este titulo nos anos de 1998, 2000 e 2002.

Armando Santiago
Foto: PAD/JLS

Sem comentários: