terça-feira, 19 de agosto de 2008

Revista de imprensa

Resumo da imprensa nacional diária sobre a Volta a Portugal após o dia de descanso

OJOGO - "Vou lutar com todas as minhas forças".Rui Sousa concedeu diversas entrevistas no dia descanso, rotina à qual se impõe a sua condição de líder. O camisola amarela assinala David Blanco como principal adversário, ao mesmo tempo que reconhece a corrida "complicada" que tem pela frente. Aos 32 anos, o ciclista de Viana do Castelo afiança a vontade de competir mais duas ou três épocas mas, para já, quer "simplesmente usufruir deste sonho". A apresentação do livro do 'ciclista do povo" colheu destaque no diário desportivo nortenho. "À Volta de Cândido Barbosa" é mais do que uma biografia, um livro que conta as histórias fiéis de Cândido Barbosa", segundo ressalva o autor, Carlos Flórido, jornalista de O OJOGO e "colunista" do Jornal Ciclismo.

JORNAL DE NOTÍCIAS - "Pelotão leva Volta em 2009". O futuro do pelotão e das suas equipas são o tema central da página da Volta a Portugal no Jornal de Notícias. Conhecido o projecto de José Azevedo e Orlando Rodrigues, surge ainda a possibilidade da LA Sistemas - SSS - Trevomar trilhar o rumo do profissionalismo, com o apoio de Luís Almeida (L.A.), anteriormente ligado à LA-MSS, na Póvoa de Varzim.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS - "João Lagos decide futuro do Benfica". Justino Curto afiança que o projecto a cinco anos da Lagosbike e da sua associação ao Benfica é viável, mas ressalva que a continuidade da equipa dependerá de uma reunião com João Lagos, finda a Volta a Portugal. A apresentação do livro de Cândido Barbosa compõe o espaço daquele diário dedicado à Volta a Portugal.

24 horas - "Benfica larga pedais". O final do Benfica é noticiado como dado adquirido pelo diário popular que baseia a sua peça jornalística na Agência Lusa. A edição do livro de Cândido Barbosa foi alvo de menção.

RECORD - "Equipa tem ganho desde o início do ano". O líder da Volta a Portugal coloca a pressão sobre os adversários, recordando as 25 vitórias conquistadas em 2008, em resposta às afirmações de Cândido Barbosa. "Algumas pessoas tem memória curta", ressalva, preferindo não entrar em polémicas. O futuro do ciclismo encarnado e abordado pelo desportivo, tal como a apresentação da mais recente publicação de ciclismo.

A BOLA - "Atiradores seguros e o alvo". A mais extensa cobertura jornalística da Volta a Portugal no dia de descanso surge neste periódico que tece a análise da prova e o balanço das equipas na primeira metade da competição. "Manual do foguete" é o título da peça referente ao livro de Cândido Barbosa ao passo que as "Alergias dos corredores" são explicadas pelo médico Jose A.Paz, da Fercase-Rota dos Móveis, na sua coluna diária. "Subida à Torre marcou primeira parte da Volta", tece o comentário desportivo especializado sobre os primeiros grandes momentos da corrida. Nesta edição, António Amorim (Barbot-Siper) e José Mendes (Benfica) revelam alguns dos seus planos de futuro naquela que é Volta de estreia.

CORREIO DA MANHÃ - "Três candidatos ao primeiro lugar". O enviado do diário lisboeta afiança que a etapa da Torre serviu para separar águas, apontando em três potenciais vencedores: Rui Sousa, David Blanco e Hector Guerra. Marçal Grilo, administrador da Gulbenkian e antigo ministro da educação, tece a sua análise de como o doping deve ser combatido: a criminalização.

PÚBLICO - "Temos apenas um ciclista que não pode falhar enquanto eles têm quatro". A sentença é de Vidal Fitas, director-desportivo do Palmeiras Resort-Tavira, referindo-se ao seu comandado, David Blanco, segundo classificado. A análise da corrida é avançada pelo diário de referência que escuta a opinião de vários directores. "A Volta da GNR começa muito antes da dos ciclistas" apoia na página o texto principal.

Sem comentários: