quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Vento foi protagonista principal


O desespero dos veraneantes do Barlavento algarvio foi a felicidade de Rubén Plaza (Benfica), que provou não estar na Volta a Portugal para ver passar os navios. Enquanto os veraneantes eram incomodados com o aumento da intensidade do vento, o corredor do Benfica via os principais adversários a serem prejudicados por esse elemento do clima. O benfiquista correu numa fase de vento mais suave, mas grande parte dos rivais viu-se contrariada pela ventania que se instalou.

Com a ajuda do sopro atmosférico, o valenciano venceu esta tarde o prólogo da Volta a Portugal, vestindo a primeira camisola amarela da competição. Plaza cumpriu os 6,4 quilómetros em 6m24s, à média de 51,892 km/h. Dos outros favoritos a vencer o prólogo e também a Volta, os que se portaram melhor foram Héctor Guerra (Liberty Seguros), segundo classificado, a 2 segundos, e David Blanco (Tavira-Palmeiras Resort), sexto, a 11 segundos. Refira-se que Guerra correu também na fase de menor vento, ao passo que Blanco entrou em cena na altura mais dura, o que reforça o seu bom desempenho.

Num top 10 em que não entrou um único ciclista português, encontramos ainda o vencedor do prólogo de 2007, Martin Garrido (Palmeiras Resort-Tavira), sétimo, a 14 segundos e Plaza.

Apesar de curto, o prólogo marcou diferenças mais significativas do que seria de esperar. Em apenas 6,4 quilómetros, a maioria dos candidatos a levar para casa a camisola amarela final situou-se numa faixa da classificação com diferenças para Plaza e Guerra na ordem dos 20 e 30 segundos.

Por equipas a Garmin-Chipotle foi a melhor, com a Palmeiras Resort-Tavira na segunda posição, mercê de ter colocado três corredores entre os melhores dez.

Classificação dos favoritos
1º Rubén Plaza (Benfica), 7m24s
2º Héctor Guerra (Liberty Seguros), a 2s
6º David Blanco (Palmeiras Resort-Tavira), a 6s
13º Hugo Sabido (Barloworld), a 20s
19º Tiago Machado (Madeinox-Boavista), a 22s
29º Koldo Gil (Liberty Seguros), a 25s
35º David Bernabéu (Barbot-Siper), a 27s
51º Cândido Barbosa (Benfica), a 30s
54º José Azevedo (Benfica), a 31s
75º Santiago Pérez (CC Loulé), a 35s
87º Juan Jose Cobo (Scott-Amercian Beef), a 38s
88º Francisco Mancebo (Fercase-Rota dos Móveis), mt
89º Angel Gomez Marchante (Scott-American Beef), mt
90º Eladio Jiménez (Fercase-Rota dos Móveis), a 39s

Classificações completas

José Carlos Gomes
Foto: PAD/JLS

Sem comentários: