sábado, 16 de agosto de 2008

Revista de imprensa

Resumo da imprensa nacional diária sobre a Volta a Portugal após a segunda etapa

OJOGO - " Todos se renderam à classe de Napolitano ". Na véspera da chegada à Torre, Danilo Napolitano voltou a impor a sua lei ao sprint, após um sprint preparado pelo Benfica que não se poupou a esforços. Se no dia anterior tinha sido a vez de Hector Guerra, no preparo da finalização de Manuel Cardoso, foi desta a ocasião de José Azevedo. As reacções dos protagonistas da etapa completam o comentário à etapa que findou em Castelo Branco e foi submetida à lei do mais forte: "Perder para Danilo Napolitano é normal", resumiu Carlos Pereira, director-desportivo da Barbot. A antevisão da etapa da Torre e duas reportagens - com Steven Cozza, o ciclista que queria ser pugilista e o combativo Joaquim Gregório - são igualmente alvo de destaque na edição do diário. "A verdadeira Volta começa hoje" recorda Cândido Barbosa na sua coluna pessoal.

JORNAL DE NOTÍCIAS - "Napolitano insuperável". O velocista transalpino é a abertura da página dedicada à Volta do popular diário. Os números de Napo-Hulk são apresentados em resumo: 24 vitórias, 1 êxito no Giro, 77 quilos. As vozes dos protagonistas da etapa completam a reportagem do enviado do JN.

24 Horas - "Dobradinha à la Napolitano". A reportagem da Volta recupera as principais incidências da etapa e ocupa duas paginas. Sem jornalistas no terreno o trabalho é sustentado por uma reportagem da Lusa sobre a curiosa ocupação de David Blanco antes de assumir em pleno a profissão de ciclista: era corretor na bolsa de Madrid.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS - "Blanco troca bolsa pelo ciclismo ". O DN reproduz a reportagem centrada em David Blanco. O trabalho surge enriquecido com a melhor infografia sobre a Volta a Portugal, numa apresentação quotidiana a cargo da imaisg.

CORREIO DA MANHÃ - "Duas seguidas para Napolitano". A ponta final do velocista siciliano é o ponto de destaque da cobertura do Correio da Manhã, que recupera o tema dos sponsors da equipas, os 'Banqueiros da Volta'.

RECORD - "Uma outra Volta vai principiar na Torre". Orlando Rodrigues avisa que irá jogar todos os trunfos que dispõe na abordagem à Torre numa análise desportiva que privilegia a antecipação da primeira grande etapa da Volta. Filipe Cardoso, primo de Vanessa Fernandes deseja-lhe boa sorte para a prova em Pequim. Na mesma edição, Nuno Ribeiro é o protagonista da rubrica "O meu brinquedo inesquecível".

A BOLA - "Comboio italiano leva Napolitano a bisar". A crónica desportiva do diário desportivo evidencia a aliança entre o Benfica e a Lampre na preparação do sprint, antecipando o 'fantasma' da Torre. Joaquim Gregório é alvo de uma atenção particular. Jose A.Paz analisa as vicissitudes dos trepadores na hora das mais temidas das subidas. A notícia que o Benfica e a Fercase competem no México - na Volta a Chihuahua - é antecipada na reportagem da Volta. A antevisão da etapa da Torre dá o toque final ao trabalho jornalístico dos três repórteres de A BOLA.

PÚBLICO - " Mudou o guião mas manteve-se o desfecho e os protagonistas do filme da véspera" - O ambiente de festa em Vila Viçosa completa a análise desportiva da etapa do enviado do Público.

Sem comentários: