quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Aí está o prólogo

Aí está o primeiro desafio da 70ª Volta a Portugal, um curto prólogo de 6,4 quilómetros, em Portimão. Os principais candidatos têm pouco a ganhar e muito a perder. A distância é tão escassa que as diferenças, em condições normais, nunca serão significativas, face às etapas que aí vêm. No entanto, qualquer falha de concentração ou simples azar pode provocar uma queda de consequências nefastas.


Apesar disso, espera-se, à semelhança do que sucedeu em 2007, o máximo empenhamento de todos os grandes nomes. Há um ano, o melhor foi Martin Garrido (na foto), que aproveitou para dedicar o sucesso à filha recém-nascida. O argentino do Palmeiras Resort-Tavira continua a ser um dos grandes favoritos, mas tem uma concorrência de peso. O vice-campeão de Espanha de contra-relógio, Rubén Plaza (Benfica) quer ganhar a etapa e estatuto no seio da equipa, pelo que é um sério candidato à primeira camisola amarela.


Além destes devemos contar com bons desempenhos dos homens com maiores aspirações com vista à geral final, sobressaindo entre todos os nomes de Héctor Guerra (Liberty Seguros), Tiago Machado (Madeinox-Boavista) e David Blanco (Palmeiras Resort-Tavira), autores de excelentes desempenhos no prólogo de 2007. Maurizio Biondo (Ceramica Flaminia-Bossini Docce) e Manuel Lloret (Barbot-Siper) são outros elementos de quem se espera um resultado importante.


José Carlos Gomes

Sem comentários: