quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Danilo Napolitano com queda para a vitória


O spinter transalpino Danilo Napolitano (Lampre) confirmou hoje as suas credenciais de sprinter de nível internacional, impondo-se na primeira etapa da Volta a Portugal. Nem uma queda a algumas dezenas de quilómetros da chegada impediu o corredor da Lampre de erguer os braços em Beja, local da chegada, depois de cumpridos os 198,6 quilómetros de um percurso que começou em Portimão.

Danilo Napolitano agradeceu da melhor forma a confiança que a equipa em si depositou - todo o bloco da Lampre recuou aquando da queda de Napolitano para recolocar o velocista no pelotão -, conquistando a sua quarta vitória em 2008. Numa apertada disputa a alta velocidade, o italiano bateu Francisco Pacheco (Barbot-Siper) e Martin Garrido (Palmeiras Resort-Tavira), sucedendo ao seu compatriota Paride Grillo, mais rápido em Beja no ano passado.

A etapa ficou marcada pelo vento forte, que além de provocar uma velocidade abaixo do esperado, foi causador de muitas quedas. As quedas não foram os únicos incidentes presentes numa tirada em que os famosos "abanicos" chegaram a assustar o pelotão, embora os grandes favoritos, avisados pelo sucedido em 2007, tenham ficado no grupo da frente, não sendo afectados pelos cortes, que, aliás, seriam desfeitos em poucos quilómetros.

Para a história da etapa fica o triunfo de Danilo Napolitano, mas também uma fuga de seis corredores que permitiu a Ignacio Sarabia (Extremadura-Ciclismo Solidario) vestir a camisola verde de líder da montanha. Rubén Plaza (Benfica), que chegou a ter de correr com a bicicleta pela mão por fora da estrada para se desenvencilhar da confusão de uma fuga, segurou a camisola amarela, mantendo a vantagem de 2 segundos face a Héctor Guerra.

Tiago Machado foi um dos grandes azarados da jornada, tendo caído nos quilómetros finais, vitimado pela força do vento que empurrou um pano de publicidade para o meio da estrada.

Classificações

José Carlos Gomes
Foto: PAD/JLS

Sem comentários: