domingo, 17 de agosto de 2008

Revista de imprensa

Resumo da imprensa nacional diária sobre a Volta a Portugal após a terceira etapa


OJOGO - "Rui Sousa de gregário a 'patrão' da Torre". Cinco anos após Nuno Ribeiro, Rui Sousa, o trabalhador de equipa conquistou a Torre e vestiu de amarelo numa jornada assinalada pelas primeiras decisões à geral. A análise das incidências de corrida, tal como ao desempenho das equipas portuguesas é aqui dissecada. O discurso da felicidade de Rui Sousa e da desilusão encarnada são completadas com diversas reacções de outros protagonistas. A coluna de Cândido Barbosa é apresentada pelo título: "Um domínio que me surpreendeu".

A BOLA - "Rui Sousa, gigante na Torre". O diário desportivo destaca a "gloriosa" jornada de Rui Sousa e a derrota do Benfica descrita sob o título: Depenaram a águia na montanha. Dia do trabalhador é a abertura da peça jornalística que evidencia o novo camisola amarela. A terceira página de A BOLA dedicada à Volta revela a "Tempestade no pico do Verão" que constituiu a chegada ao cume dos montes Hermínios.

PÚBLICO - "Vitória histórica de Rui Sousa no alto da Serra da Estrela". O Público descreve no seu espaço dedicado à Volta a demonstração de força da Liberty Seguros, valorizando o seu trabalho com uma mini-entrevista a José Azevedo na sua última subida enquanto profissional ao alto da Torre. No carro do director de prova viajou Marçal Grilo. O administrador da Gulbenkian é um convidado de honra da Volta e revelou parte do seu fascínio - já conhecido - pelo ciclismo: as reportagens com fotografias fantásticas dos jornais na década de 50 sobre os Pirenéus e a requisição do Norte Desportivo do telefone lá de casa, quando a Volta terminava em Castelo Branco.

RECORD - "Herói de Inverno" - Após 11 anos de carreira profissional sem triunfos na Torre, Rui Sousa festejou a vitória na Torre partilhando o espaço com outro dos vencedores do dia, David Blanco, segundo classificado. "Mau tempo estraga espectáculo e negócio" evoca as condições atmosféricas dificeis que acompanharam o final da etapa.

JORNAL DE NOTÍCIAS - "Subida ao inferno consagra Rui Sousa". Liberty deu festival na subida para a Torre e só David Blanco resistiu compõem a síntese da crónica da etapa numa primeira página de informação na qual Joaquim Gomes recordou o episódio da "manta", quatorze anos depois, numa jornada de condições meteorológicas dantescas. "Dei tudo que tinha e não tinha", comenta Rui Sousa que viveu o dia mais feliz da carreira.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS - "Esforço de Rui Sousa vale o triunfo na Torre e camisola amarela".O comentário desportivo do DN avalia a prestação de Rui Sousa, revelando o hobby desconhecido do novo camisola amarela: a criação de pássaros exóticos.

CORREIO DA MANHÃ - "Golpe da Liberty liquida Benfica" . A ofensiva da Liberty é valorizada perante a falência da equipa do Benfica. Uma mini-entrevista ao aniversariante do dia, Joaquim Andrade, 39 anos e na 20ª Volta a Portugal é completada pela análise de Joaquim Gomes: "Etapas têm de ser exigentes". Frase anónima em destaque: "Ninguém diz ao presidente da FPC que fica mal de calças vermelhas" [Comissária entre colegas em Idanha].

24 HORAS - "Rui Sousa ganha amarela". As capacidades de resistência de Rui Sousa compõem o texto deste diário que destaca ainda as visitas surpresa do CNAD às equipas portuguesas da Fercase-Rota dos Móveis e da Palmeiras Resort-Tavira e ainda das formações forasteiras da Flaminia e da Extremadura.

Sem comentários: