sábado, 23 de agosto de 2008

A guerra de nervos está lançada

Disputada cerca de metade da etapa-rainha desta 70ª Volta a Portugal, constata-se que se está a viver uma corrida de nervos. A Liberty Seguros está a fazer o que lhe competia, depois do erro táctico da subida à Torre, em que foi a própria equipa a "roubar" a Rui Sousa a vitória antecipada nesta corrida. Após esse desempenho autofágico na serra da Estrela, Américo Silva está a fazer o que lhe compete: atacar.

Ontem foi Nuno Ribeiro que assumiu o risco e o esforço de pedalar adiantado contra duas equipas - Palmeiras Resort-Tavira e Benfica - a controlar o pelotão. Hoje saltaram três ciclistas da Liberty para a frente na subida para o Viso. Isidro Nozal é o trabalhador de serviço, Koldo Gil e Rui Sousa são os iscos para os adversários. Na fuga têm a companhia de Gomez Marchante (Scott-American Beef) e de Hugo Vítor (CC Loulé).

No pelotão são os tavirenses que impõem a cadência mais adequada, ou seja, a velocidade que não é capaz de alcançar os escapados, mas que também não lhes dá muita margem. Isto é: enquanto houver uma fuga com a importância dos homens que estão nesta, é provável que a acalmia reine no pelotão. Além disso, os que estão na frente desgastam-se e não tão pouco importante como isso para o Tavira que Sousa e Gil se desgastem.

Esta situação, por enquanto, está a beneficiar quem tem de jogar à defesa: David Blanco. Estranho é que haja tanta gente sem nada a perder neste pelotão sem que se movimente de forma ofensiva.

Sem comentários: