quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Revista de imprensa

Resumo da imprensa nacional diária sobre a Volta a Portugal após o prólogo em Portimão

OJOGO - "Ruben Plaza é o outro amarelo". As contas do prólogo são dissecadas na edição deste diário que apresenta o retrato de um líder confiante: "Temos equipa para ganhar a Volta", refere Ruben Plaza. O valenciano coloca de parte qualquer disputa de rivalidades no seio do bloco encarnado. "Os rivais não estão dentro da equipa", assevera. Uma reportagem com a segurança rodoviária da Volta e respectivas necessidades logísticas e ainda uma peça sobre os controlos anti-dopagem do dia preenchema a actualidade noticiosa. Por sua vez e nos restantes dias, Cândido Barbosa aqui assinala a sua coluna diária. "Um triunfo que nos alimenta" refere o ídolo popular.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS - "Ruben Plaza veste primeira camisola amarela" - Sem enviados no terreno, o diário de referência do grupo Controlinveste destaca-se com a reportagem diária da agência LUSA que ocupa uma página. Orlando Rodrigues garante que não há lutas internas, ao passo que Vítor Gamito confessa que o "bichinho do ciclismo ainda está vivo". O ex-profissional relata ainda um episódio caricato: "Quando disse que me chamava Vítor Gamito, perguntaram-me como se escrevia e de que parte vinha [...] desconheciam completamente quem sou", afiança. A infografia da Imaisg fornece graficamente os pormenores da etapa.

A BOLA - "Bom vento vermelho" - A componente desportiva da competição é analisada por diversos prismas, ressalvando-se o momento menos bom dos representantes portugueses no prólogo - o melhor foi Hugo Sabido, 13º. "Os dois segundos de diferença que tenho para o Hector Guerra mão significam nada" sintetizam o significado da liderança de Ruben Plaza. Uma coluna de opinião com Jose A.Paz, médico da Fercase, faz a leitura dos valores a que estarão sujeitos os sprinters na chegada a Beja: 900 watts. A reportagem de A BOLA é completada com um trabalho sobre Manuel Cerro, apaixonado do ciclismo, com 65 anos e três maratonas entre Matosinhos e Paris no palmarés e que, em Portimão, apresentou-se equipado com uma camisola JORNAL CICLISMO. A curiosidade da identificação policial de Carlos Raleiras, por recusa de acreditação do jornalista Teixeira Correia é "fait-divers" do dia.

RECORD - "O peso do nome" - O Record destaca na sua primeira página a vitória de Ruben Plaza, nove anos após o triunfo de David Plaza na Volta a Portugal. Hugo Sabido, o melhor português, estabelece o seu objectivo na volta: "quero terminar nos dez mais". Uma abordagem à condição física de Ricardo Martins, prejudicado por uma mononucleose é acrescentada às pequenas notícias que ilustram o trabalho de duas páginas deste diário desportivo.

CORREIO DA MANHÃ - "Plaza encarnado veste de amarelo" - O destaque da reportagem do diário lisboeta afirma-se pela sua expressiva chamada à primeira página. No interior, a reportagem toma o pulso à importância da vitória de Plaza e das prestações, menos conseguidas, de Cândido Barbosa e Tiago Machado. Por sua vez, a análise ao texto de apresentação de João Lagos no Livro Oficial da Corrida é posta a descoberto, tal como o discurso directo do presidente da Câmara de Portimão: "A hotelaria está sobrelotada", refere.

JORNAL DE NOTÍCIAS - "Ruben Plaza ganha duelo de gigantes" - Os dotes de especialista dos contra-relógios foram valorizados pela cobertura do JN que destaca uma página à Volta a Portugal. Completam a actualidade do JN as classificações e a etapa de hoje.

PÚBLICO - "Benfica entra a ganhar e aponta à vitoria" - O Público destaca o feliz casamento entre as ambições encarnadas e a vitória de Ruben Plaza no prólogo. Uma entrevista a Joaquim Gomes, que destaca a necessidade de o "doping ser encarado como um fenómeno de corrupção". O director da Volta lança um pertinente aviso: "Acredito que não devemos confiar demasiado na popularidade desta modalidade, porque, se não houver mudanças radicais, esta situação pode vir a alterar-se".

24 HORAS - "Plaza parte de amarelo" - A cobertura do 24 horas noticia a vitória encarnada no prólogo, repescando a "estória" de Vítor Gamito e dos seus problemas de credenciação.

Sem comentários: