sábado, 16 de agosto de 2008

Correio do Leitor

Sou um grande adepto de ciclismo, tenho um arquivo de televisão com vídeos da Vuelta, do Giro, do Tour, da Liège-Bastogne-Liège, etc. etc. De todas as grandes corridas do Mundo desde 1959-Bahamontes até à actualidade.
Nos anos 70 conhecia o Grande Agostinho, extradordinário ciclista... Nos anos 80, Acácio da Silva e ultimamente José Azevedo, Barbosa... Conhecia estes ciclistas, mas nada mais.
Há pouco tempo descobri que, aqui ao lado, em Portugal, corre-se uma prova ciclista de primeiro nível, com percursos espectaculares e com uma grande organização, a Volta a Portugal. Os espanhóis e os portugueses vivem unidos pela história e raízes étnicas, mas de costas voltadas. Assim nunca nos vemos, porque olhamos sempre para a outra direcção. Tive, em criança, um excelente professor que conhecia Portugal e que sempre disse que, mais dia menos dia, Espanha e Portugal voltariam a formar juntos um poderoso Estado-nação que se chamaria Ibéria.
Hoje, graças ao ciclismo, vou conhecendo mais da geografia de um país-irmão, que vive mesmo ao lado mas com o qual não falamos. Sigo com atenção a forma correcta como tratais os corredores espanhóis, muito diferente da forma como os arrogantes dos franceses nos olham com receio e agora com inveja. Muito obrigado. Felicidades a Portugal pela sua grande corrida.

Diego Villamil Valdes, Grado, Astúrias

Sem comentários: