domingo, 24 de agosto de 2008

David Blanco vence a Volta a Portugal


O galego David Blanco (Palmeiras Resort-Tavira) é o vencedor da 70ª Volta a Portugal, depois de hoje ter terminado em segundo o decisivo contra-relógio de 31,2 quilómetros entre Penafiel e o alto de Santa Quitéria, Felgueiras. Héctor Guerra (Liberty Seguros) foi o melhor na derradeira etapa, mas não ganhou o tempo suficiente para retirar a camisola amarela a Blanco, acabando a Volta com mais 26 segundos gastos do que o galego. Mercê de um bom registo no contra-relógio, Rubén Plaza (Benfica), subiu ao terceiro lugar na classificação geral, posição igual àquela em que se colocou no "crono".

A subida de 1,5 quilómetros com que encerrava o contra-relógio acabou por ser decisiva, obrigando os corredores a um último dispêndio de energia, necessário para alcançar os seus objectivos. Guerra subiu bastante melhor do que Plaza, o que lhe valeu a vantagem folgada na etapa, obrigando ainda David Blanco a aplicar-se a fundo para não deixar escapar aquela que viria a ser a sua segunda vitória na Volta a Portugal. Quem também fez uma ascensão fabulosa foi Tiago Machado (Madeinox-Boavista). Mantendo-se atrás de Daniel Martin (Garmin-Chipotle) depois de contabilizados os tempos intermédios, o português deu o tudo por tudo na Santa Quitéria, batendo o irlandês por 1m16s, anulando a diferença de 1m06s e, com isso, conquistando a camisola da juventude.

O triunfo de David Blanco é a vitória da frieza e da inteligência tácticas. O corredor que deu ao Tavira a sua primeira vitória na geral da Volta a Portugal apenas precisou de atacar uma vez. Fê-lo com convicção e precisão na subida para a Torre, conquistando aí a vantagem necessária para gerir nos dias que faltavam. Essa foi a etapa decisiva, na qual Américo Silva entregou o "ouro ao bandido". Com Rui Sousa isolado e com uma vantagem de 7 minutos e meio com um terço de subida concluído, o técnico da Liberty Seguros mandou os seus comandados atacar no pelotão, o que destruiu o grupo, mas eliminou parte do avanço de Sousa. Além disso, a ofensiva da Liberty Seguros deu "boleia" a David Blanco, que contra-atacou e se consolidou como grande favorito. Daí para diante bastou aos tavirenses executarem o controlo da corrida, enquanto a Liberty atacava desesperadamente sem conseguir mais do que... desgastar os seus próprios elementos.

O triunfo de David Blanco marca duas estreias. É a primeira vez que um estrangeiro vence duas vezes a Volta a Portugal e é a primeira vez que o Clube de Ciclismo de Tavira, colectividade que há mais tempo rola no pleotão profissional europeu, ganha a corrida maior da velocipedia nacional. Tal como o vencedor de 2007, Xavier Tondo, o herói da Volta'08 conseguiu a camisola amarela final sem ter triunfado em qualquer etapa. Foi a vitória da sábia gestão da corrida, conquistada por um homem formado em gestão... de empresas.

Na hora de balanço, merecem destaque Francisco Pacheco (Barbot-Siper), que ganhou duas etapas, fez segundo noutras quatro e levou para casa a camisola dos Pontos. Rui Sousa andou uma semana de amarelo e conquistou o título de melhor trepador. Tiago Machado (Madeinox-Boavista) lutou até ao fim pelo prémio da Juventude, que conseguiu arrebatar no último dia. A equipa do Benfica também é digna de realce, pois venceu três etapas, naquele que pode considerar-se o seu melhor desempenho colectivo nos dois anos de projecto, iniciado no começo da época passada.

Entre os dez primeiros apenas conseguiram entrar três corredores portugueses, número igual ao de 2007 e que revela a fragilidade dos corredores lusos perante o grande contingente espanhol do pelotão português.

Classificação final
1º David Blanco (Palmeiras Resort-Tavira), 39h49m45s
2º Héctor Guerra (Liberty Seguros), a 26s
3º Rubén Plaza (Benfica), a 3m58s
4º Juan José Cobo (Scott-American Beef), a 4m42s
5º Koldo Gil (Liberty Seguros), a 5m38s
6º Francisco Mancebo (Fercase-Rota dos Móveis), a 6m35s
7º Rui Sousa (Liberty Seguros), a 6m39s
8º Cândido Barbosa (Benfica), a 7m00s
9º Tiago Machado (Madeinox-Boavista), a 7m53s
10º Daniel Martin (Garmin-Chipotle), a 8m03s

José Carlos Gomes
Foto: João Fonseca | http://fotojaf.blogspot.com/

Sem comentários: