terça-feira, 19 de agosto de 2008

Revista de imprensa

Resumo da imprensa nacional diária sobre a Volta a Portugal após a quarta etapa

OJOGO - "À terceira foi de vez para Francisco Pacheco". A conquista da vitória de etapa de Francisco Pacheco em Viseu, na véspera do dia de descanso, abriu a produção jornalística de quase três páginas dos enviados de O JOGO. A revelação de José Azevedo - "Quero criar uma equipa em 2009" - animou os ânimos no pelotão num projecto que se deseja retratar a filosofia do vila-condense no que a ciclismo diz respeito. A intenção é partilhada com Orlando Rodrigues, actual director-desportivo da formação encarnada e igualmente responsável pelo projecto.

CORREIO DA MANHÃ - "Liberty e Benfica em guerra aberta".O diário popular aborda directamente as suspeitas de dopagem "lançadas pelos encarnados", dando a preferência a uma temática iniciada na etapa da Torre. A fotografia de Francisco Pacheco em Viseu ocupa a quase total largura de página. As "pedaladas livres" são curtas notícias ou citações que tem reunido, de forma quotidiana, diversas curiosidades sobre a volta.

RECORD - "Pacheco à terceira". A anteceder o dia de descanso, o texto do Record é preenchido pelas incidências da etapa na qual Pacheco foi o mais forte. A análise de Orlando Rodrigues sobre Vítor Rodrigues caíu mal no seio da Liberty Seguros. Joaquim Andrade revela de forma desconcertante que prefere que o seu filho de oito anos...não seja ciclista.

A BOLA - "Pacheco deu mais cor a Viseu" - Enquanto o "pelotão parece anestesiado pelo domínio da Liberty Seguros", Francisco Pacheco venceu o sprint de Viseu. A reportagem da terceira página é dedicada à Feira de São Mateus.

JORNAL DE NOTÍCIAS - "A vez de Pacheco". A etapa mais rápida da Volta foi protagonizada por Francisco Pacheco que colhe natural evidência no JN. O discurso directo de Rui Sousa - "Pensei que a etapa ia ser tranquila mas os sucessivos ataques não nos deram descanso" - revela, muito provavelmente, o quotidiano dos próximos dias de competição.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS - "Benfica em depressão no pelotão depois do falhanço na serra". Numa das raras ocasiões na qual Fernando Tavares, vice-presidente do Benfica e responsável das modalidades ditas de "amadoras" se pronunciou sobre o projecto da Lagos Bike revelou que...esperava que o Benfica tivesse noutra posição. Os veteranos da Volta - Carlos Pinho, Joaquim Andrade e Joaquim Sampaio - são referenciados num pequeno texto à parte.

24 HORAS - "Pacheco deixa a namorada louca" - O sprinter espanhol da Barbot-Siper festeja no pódio com o champagne da vitória numa imagem colhida em Viseu. Os "veteranos da Volta" são alvo de interesse particular por este jornal que, sem jornalistas no terreno, resume um trabalho da agência LUSA.

PÚBLICO - "Francisco Pacheco arriscou cedo e venceu etapa mais rápida da Volta". O Público tece o comentário desportivo da etapa, numa edição valorizada por uma pequena peça lateral na qual surge patente a crítica aberta de José Santos, director-desportivo da Madeinox-Boavista sobre a imprensa: "A modalidade continua a ser ostracizada pela imprensa", refere o técnico, com pertinência. "É preciso que o jornalismo se liberte de uma orientação que o vira só para o futebol e faz com que despreze todas as outras modalidades".

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse orlando rodrigues é uma treta mesmo,depois de arrumar com a LA-MSS-Póvoa quer agora tirar a Liberty da estrada...tudo isto para explicar o seu falhanço enquanto DD...