quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A etapa de amanhã

8ª Etapa: Barcelos – Fafe, 169,8 Km

Esta ligação não será pêra doce. Nesta altura da Volta atrevo mesmo a dizer que será uma etapa dificílima. É que o Minho é sempre uma região muito dura para os heróis da estrada e ainda por cima, porque se trata de uma etapa que antecede a etapa rainha desta Volta, os corredores vão espreitar o Gerês e, apesar de não terem alta montanha o carrossel (entenda-se altos e baixos) desta jornada, vai marcar física e psicologicamente todos os “candidatos”. É que no dia seguinte temos a Senhora da Graça e certamente a decisão da Volta.

BARCELOS É uma terra onde o ciclismo recebe muito carinho por parte da população, com incidência maior nos esclaões de formação no entanto a terra do “galo” é uma estreia na Volta a Portugal.

FAFE Recebe pela 12ª vez um final da prova raínha do calendário português. O sportinguista Filipe Melo fazia entrada triunfal em Fafe em 1938, naquela que foi a primeira vez que os fafenses viram uma chegada da Volta a Portugal, numa tirada que trouxe os ciclistas desde a Invicta cidade do Porto.

Nessa volta de 1938, os “leões” dominavam em quase toda a linha. Ildefonso Rodrigues venceu 8 etapas, o seu colega Filipe Melo 6 e Joaquim Sousa uma. Ou seja, venceram 15 das 20 etapas da Volta, mas, por incrivel que pareça, acabaram os “leões” por deixar fugir a vitória final para José Albuquerque, do Campo de Ourique, que com apenas uma vitória numa etapa (venceu a ligação de Vila Real ao Porto) foi o grande vencedor esta edição da Volta daquele longuinquo ano de 1938.

Com largos anos de interregno, Fafe marca presença anual, desde 2001 no calendário da Volta e como final de etapa.

Unay Yus, Angel Edo, Adolfo Garcia e Ricardo Mestre já foram vencedores nesta terra minhota, mas o Rei continua a ser Cândido Barbosa.

Três vitorias nos últimos cinco anos: 2003, 2005 e 2007. O corredor de Rebordosa venceu sempre em anos ímpares, e se assim se mantiver este ano a vitória vai pertencer a outro corredor.

Fafe
1938 Filipe Melo
1963 Júlio Rodrigues
1964 Agostinho Correia
1966 Manuel Correia
2001 Unai Yus
2002 Angel Edo
2003 Cândido Barbosa
2004 Adolfo Garcia
2005 Cândido Barbosa
2006 Ricardo Mestre
2007 Cândido Barbosa


Armando Santiago

Sem comentários: