segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A etapa de amanhã

5ª Etapa: Gouveia – São João da Madeira, 186 km


GOUVEIA é uma cidade serrana com grandes tradições no ciclismo. O ano passado foi final de etapa da Volta a Portugal, o que aconteceu pela pela 15ª vez.

Um trio de estrangeiros já venceu am Gouveia: Luis Espinosa (1993), Pedro Horrilho (2000) e Jorge Ferrio (2005).

Fernando Moreira, em 1947, foi o primeiro corredor português a ganhar naquela localidade, mas o recorde de vitorias continua na posse de Marco Chagas, com dois triunfos, em 1984 e 1988. Mas nomes como Sérgio Paulinho, Marino Fonseca, Flávio Henriques, Joaquim Andrade (filho, festejou 39 anos recentemente e é o veterano do pelotão), Vítor Gamito, Manuel Cunha, Belmiro Silva e Cândido Barbosa também lá enriqueceram o seu palmarés.

Gouveia foi palco de um final da Volta a Portugal de 1981. Foi nesta cidade serrana que Manuel Zeferino foi coroado como vencedor da Volta, mas outro Dragão subia ao palco de Gouveia para receber o trofeu de vencedor da última etapa, um contra-relogio individual, que ligou Seia a Gouveia e que foi conquistado por Belmiro Silva, na altura ao serviço do FC do Porto/União de Bancos.

S. JOÃO DA MADEIRA Após o dia de descanso, o pelotão vai, mesmo assim, querer poupar mais algumas energias. Uma etapa que certamnente vai ter uma chegada em pelotão, onde os credenciados sprinters vão medir forças, para chamar a si a vitória em S. João da Madeira.

Mesmo sem querer é obrigatorio falar no malogrado Bruno Neves. Era uma etapa em que dava tudo por tudo para vencer. Era afinal de contas a sua terra. Mas mesmo sem estar no pelotão, tenho a certeza que vai ser recordado.

É sempre uma chegada de se tirar o chapeu. Cândido Barbosa, duas vezes, e o saudoso Bruno Neves, venceram três das quatro chegadas à capital da chapelaria. A outra vitória pertenceu a um estrangeiro igualmente de grande categoria: Carlos Nozal (em 2006 ao serviço da portuguesa Liberty Seguros).

Chegadas sempre com banhos de multidão, ou esta não fosse uma zona das mais aficionadas pela modalidade.

S. João da Madeira


2003 Cândido Barbosa
2005 Bruno Neves
2006 Carlos Nozal
2007 Cândido Barbosa

Armando Santiago

Sem comentários: