sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Revista de imprensa

Resumo da imprensa nacional diária sobre a Volta a Portugal após a primeira etapa

OJOGO - "Nem as quedas param Danilo Napolitano". O sprinter italiano ganhou protagonismo na edição deste diário que o avalia como o mais credenciado finalizador do pelotão. As quedas estiveram na ordem do dia pelo que a tombo de Tiago Machado foi alvo de destaque. Fabio Baldato, a ausência notada da Lampre é explicada pela opção de ficar em casa, com a família, naquele que será o último ano de carreira. Ruben Plaza, o camisola amarela, afirma que "a etapa foi tensa mas pouco espectacular". A reportagem do diário desportivo completa-se com um trabalho em redor da sponsorização da Volta e do patrocínio das equipas portuguesas. A prova rainha do ciclismo português é capaz de gerar retornos na ordem dos 65 milhões de euros, afiança Joaquim Gomes. "O mais importante é não cair" descreve o receio de Cândido Barbosa nos primeiros dias da volta no seu espaço de comentário pessoal.

RECORD - "Dia complicado". As quedas e os furos da etapa inaugural compõem o texto de crónica da corrida do Record. Ruben Plaza estima que sentiu o apoio dos adeptos encarnados, ao passo que Tiago Machado se queixou que a organização devia rever a forma como coloca as barreiras e os panos, dado que terá sido um destes objectos promocionais que terá causado a queda do ciclista axadrezado. "Sem ligar ao passado e à força do apelido" é o título de uma reportagem com João Gomes, 18 anos, primogénito do director da prova, Joaquim Gomes.

A BOLA - "Nem as cigarras cantaram!" - Benfica e Liberty jogaram tácticas diferentes avalia o jornal A BOLA, que destaca ainda o dia de má sorte da Madeinox-Boavista, com a queda de Sérgio Sousa e, mais tarde, de Tiago Machado. "Queda e gloriosa ascensão do Napolitano da Sicília" é o título da segunda peça do diário que apresenta ainda, na sua terceira página de reportagem, um texto com os aficionados da Volta. Já a crónica diária de Jose A.Paz relatam o poder da massagem de recuperação na eliminação das toxinas resultantes dos esforços de cada etapa.

JORNAL DE NOTÍCIAS - "Napo-Hulk ganha em Beja". O Jornal de Notícias revelou a alcunha da Danilo Napolitano, o pequeno mas robusto sprinter siciliano. "A Lampre fez um trabalho extraordinário. Recolocou-me no pelotão e anulou todas as fugas", refere o velocista. Uma infografia e as classificações completam a análise de corrida do popular diário nortenho. A segunda página dedicada à Volta coloca lado a lado Joaquim Andrade, pai ao lado de Joaquim Andrade filho, na sua 20 Volta, um feito inédito no historial da competição. A queda de Tiago Machado e a fuga de Alexandre Oliveira completam a reportagem do JN.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS - "Napolitano conquista em Beja a 19ª vitória numa etapa na carreira" - O mais longo título da cobertura jornalística da Volta analisa as incidências da corrida, destacando na sua peça principal a construção do perfil de Danilo Napolitano, ciclista desde os seis anos de idade. A análise de Joaquim Gomes da etapa de hoje e a infografia imaisg completam o espaço noticioso do DN.

24 HORAS - "Cambalhota deu sorte" - "Há males que vêm por bem" avalia o 24 horas que assim inicia a sua leitura da etapa num página na qual se evidencia os cuidados da organização com a perturbação da ordem estival aquando do prólogo de Portimão. "A última coisa que Portimão precisava nesta altura do ano era do prólogo e de uma partida de etapa da Volta a Portugal", afirma Joaquim Gomes que acrescenta que a organização "fez tudo para minorar" qualquer perturbação.

PÚBLICO - "Eclipse do Benfica no sprint vitorioso do italiano Danilo Napolitano" - A estrutura gigantesca da Volta é analisada pelo Público que relata as principais incidências dos protagonistas da primeira etapa.

CORREIO DA MANHÃ - "Sai uma açorda para Napolitano" - É o título do enviado especial do Correio da Manhã que discorre sobre a etapa mas igualmente à margem da corrida numa leitura popular da Volta a Portugal.

Sem comentários: