quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Revista de imprensa

Resumo da cobertura da imprensa nacional diária sobre a Volta a Portugal na véspera do prólogo em Portimão

OJOGO - “Emoção, dureza e ausência de peso” é o título da abertura da reportagem de OJOGO, que sintetiza a presença da ausência mais notada, a LA-MSS. Joaquim Gomes afiança que a “não havia uma decisão boa” a tomar no processo da LA-MSS, reforçando a ideia a luta contra o doping se enquadra ao nível do processo de decisão de outras organizações a nível internacional. A apresentação de favoritos e uma reportagem com os “olímpicos” André Cardoso e Nuno Ribeiro completam a actualidade do diário desportivo nortenho.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS - “À procura do prestígio perdido” abre a crónica do Diário de Notícias, numa análise do “fantasma do doping”. A reportagem destaca-se pela infografia detalhada das principais etapas a cargo da imaisg.com e, ainda, com uma mini-entrevista a Xavier Tondo, vencedor em 2007. “Queria mesmo estar presente” avalia Tondo que destaca como potenciais candidatos os compatriotas Juan Jose Cobo, David Blanco, David Bernabéu e Francisco Mancebo.

RECORD - “O nº 1 da indiferença”. O Record privilegia na sua análise de apresentação a coincidência do dorsal número de José Azevedo, que repete o número com que alinhou no seu último Tour, em 2006. “É indiferente. Não sou supersticioso”, diz Azevedo. “Para mim é indiferente o dorsal que levo nas costas. Desde que não seja o 69 para não ser gozado pelo pelotão”, diz, por seu turno, Cândido Barbosa. Completam a reportagem do diário desportivo, a apresentação dos candidatos e uma entrevista a Joaquim Gomes que resume o estado de espírito da prova sobre o caso do momento: “Está a ser investigada e para mim é suficiente”.

A BOLA - “Televisão antes da estrada”. A cobertura da Volta a Portugal no Jornal A Bola é preenchida com uma análise da apresentação televisiva, a que acresce informação estatística da chegada a Portimão. Uma reportagem com o decano dos directores-desportivos, Emídio Pinto, é um dos pontos de maior interesse jornalístico do dia. A diferença para a concorrência explicita-se num caderno especial da Volta, com doze páginas: “Por uma Volta limpa”. A abertura de inquérito a João Cabreira é abordada na secção de modalidades.

JORNAL NOTÍCIAS - “Todos contra Guerra”. O Jornal de Notícias apresenta-se com um texto geral da análise desportiva da Volta, dando palavra a diversos protagonistas. A lista de inscritos e um quadro resumo das altimetrias das etapas preenche a cobertura noticiosa do diário nortenho.

PÚBLICO - “A Volta quer ser a mais competitiva de sempre”. O Público lança a Volta a Portugal em quase duas páginas que abordam a questão da ausência de favoritos claros, sobretudo nas quatro últimas etapas. “Só a Volta consegue ombrear com o futebol durante duas semanas”, diz Joaquim Gomes ao diário da Sonae.


24 HORAS - “1600 km sempre a abrir”. O 24 Horas apresenta a corrida em duas páginas de informação resumo com quadro de etapas, equipas e uma infografia sobre o equipamento do ciclista tipo da Volta a Portugal.

CORREIO DA MANHÃ - “Pelotão fala castelhano” A abertura do Correio da Manhã debruça-se sobre o “exército espanhol” em maioria entre os inscritos na Volta a Portugal, com “apenas 40 portugueses”.

Sem comentários: