sábado, 16 de agosto de 2008

Vencedores e vencidos da etapa da Torre

Vencedores

Rui Sousa
Liberty Seguros
Ganhou a etapa - o seu primeiro triunfo na Volta a Portugal, ao fim de 11 anos de carreira - e assumiu a liderança da prova. Isso faz dele um vencedor, até porque a capacidade de sofrimento que revelou para conseguir chegar isolado, ao cabo de 130 quilómetros de fuga, merece, por si só, destaque.

David Blanco
Palmeiras Resort-Tavira
No meio da demolidora actuação da Liberty Seguros, foi o único adversário que não naufragou. Pelo contrário, colocou-se na segunda posição a pouco mais de um minuto de Rui Sousa - diferença facilmente anulável no contra-relógio -, assumindo-se como o mais forte candidato a ganhar a Volta.

Liberty Seguros
Uma exibição parecida com aquelas que deram fama à LA-MSS: quatro homens nos cinco primeiros da etapa, quatro entre os seis mais da geral. Só que neste momento o homem mais bem posicionado para ganhar a Volta é... David Blanco. Uma vitória clara na etapa que pode vir a ser uma vitória de Pirro. Só os próximos dias o dirão.

Vencidos

Benfica
Os encarnados partiam para a etapa com a camisola amarela e com três potenciais vencedores da Volta a Portugal. Acabram a tirada sem a liderança e com o anterior camisola amarela, Rubén Plaza, na quinta posição, a distantes 3m58s de Rui Sousa. Cândido Barbosa e José Azevedo ainda estão mais longe.

Fercase-Rota dos Móveis
De uma equipa talhada para a montanha, espera-se que aproveite as etapas montanhosas. Não foi o que sucedeu. Alexis Rodriguez ainda se deu a ver, tentando endurecer a corrida para que os seus chefes-de-fila entrassem em cena... só que Mancebo e Jiménez não se fizeram notar. Este, vencedor na Torre em 2007, cedo ficou para trás. Mancebo não fez mais do que tentar resistir ao ritmo dos rivais. Esse trabalho valeu-lhe a sétima posição na etapa, pouco para quem já discutiu os lugares cimeiros do Tour.

Equipas estrangeiras
Já se suspeitava que os conjuntos forasteiros chegariam a Portugal sem grandes opções de lutar pela vitória. A tirada da Torre confirmou-o. Apenas Juan José Cobo (Scott-American Beef) esteve perto dos da frente. Acabou na décima posição na etapa, igual ao lugar que ocupa agora na geral.

Tiago Machado
Madeinox-Boavista
A grande promessa do ciclismo nacional manteve-se no grupo do camisola amarela durante grande parte da subida. Mas uma quebra forte nos últimos quilómetros fê-lo perder mais de 6 minutos para Rui Sousa.

David Bernabéu
Barbot-Siper
Outro favorito que não se deu bem com a etapa de hoje, cedendo mais de sete minutos face ao vencedor.

José Carlos Gomes

4 comentários:

Marina Albino disse...

"Liberty Seguros
Uma exibição parecida com aquelas que deram fama à LA-MSS: quatro homens nos cinco primeiros da etapa, quatro entre os seis mais da geral."

Só falta dizer que amanhã estará no hotel da Liberty uma brigada do CNAD e da PJ...è que em nada se pode comparar à LA, e em termos tácticos muito menos...A Volta às Astúrias foi mesmo marcante para o senhor.

"Só que neste momento o homem mais bem posicionado para ganhar a Volta é... David Blanco."

È brilhante essa sua conclusão...

"Uma vitória clara na etapa que pode vir a ser uma vitória de Pirro. Só os próximos dias o dirão."
Ainda bem que será uma vitória de Pirro, no final haverá uma Antígona à espera!

Anónimo disse...

Só levantas suspeitas, zequinha, mas a única pessoa alterada aqui és tu.

Por alguma coisa só trabalhaste em jornais de merda e agora ficas atrás dum pc em vez de estares na estrada.

José Carlos Gomes disse...

Supondo que o "Zequinha" seja eu, devo fazer aqui uma defesa da honra... não da minha que não é minimamente atacada por cobardias lançadas no éter. Faço é a defesa da honra das publicações para as quais trabalhei e/ou trabalho.

Chamar de "jornais de merda" a publicações como o Jornal de Notícias, O Comércio do Porto, O Primeiro de Janeiro e a Visão é, no mínimo, de mau gosto. Quanto ao resto que escreveu, os leitores que avaliem... E que tentem encontrar a suspeição onde o anónimo a encontrou, porque ela não está em lado nenhum... Ou estará a referir-se à comparação com a LA-MSS? É que se está, o senhor é que está a desconfiar das prestações da equipa poveira...

Quanto à senhora Marina Albino, recordo-lhe que colocar vários homens nos primeiros era uma imagem de marca da LA-MSS, não foi apenas nas Astúrias. Só para falar de situações de 2008: Clássica da Primavera, Volta às Astúrias, GP Rota dos Móveis, Volta a Madrid...

Obrigado por achar brilhante a minha conclusão sobre o favoritismo do David Blanco. Mas discordo. Não é tão brilhante assim: em outros jornais de hoje pode ler-se a mesma conclusão, pelo que é apenas uma análise banal...

Marina Albino disse...

Pois...
De momento nada se me oferece para dizer...
Ainda estou a digerir a página 4 e 5 da última edição do Jornal de Ciclismo.
Mas percorrendo este blog, o nível de participação é elevado...por isso emitirei as minhas opiniões noutra altura.
bom trabalho!