quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A etapa de amanhã

7ª Etapa: Póvoa de Varzim – Santo Tirso, 177,8 Km

Etapa com muitas dificuldades na parte final, com chegada ao Monte Córdoba ou (Monte de Nossa Senhora da Assunção). Uma subida de excelente piso mas a exigir muitos dos corredores. Tanto no local de partida, Póvoa de Varzim, como na chegada, Monte Assunção, Cândido Barbosa já venceu.

PÓVOA DE VARZIM Por duas vezes foi final da Volta a Portgal, em 1996, onde Marco Chagas foi consagrado como vencedor, então ao serviço do Sporting, numa volta com 21 etapas. Nesse ano na chegada à Povoa, a vitória pertenceu ao saudoso José Santiago (Torreense-Sicasal Carnes) na ligação que trouxe os corredores desde a Praia da Amorosa.

A segunda vez que foi final da Volta aconteceu em 1997. Nesse ano a vitória final do grande corredor Zenon Jaskula, na altura ao serviço da Mapei. Naquele ano (1997), na derradeira etapa Cândido Barbosa, foi o vencedor, na altura ao serviço da Maia-Cin, na ligação desde Cantanhede. Aliás, em 1997 Cândido venceu duas etapas, ganhou o Premio do Combinado e também o da Juventude.

Como final de etapas da Volta, a cidade poveira já recebeu a prova-rainha por 14 vezes. O prmeiro corredor a triunfar na Povoa de Varzim foi João Francisco em 1931 e o ultimo Jeremy Hunt em 1998.

SANTO TIRSO Vai receber a Volta pela quarta vez. A primeira vez que mereceu uma chegada, aconteceu em 1994, com uma vitória de Pedro Silva, então ao serviço da Sicasal-Acral, actualmente técnico da equipa de Mortágua, as outras duas vitórias pertenceram a Cândido Barbosa (2005 e 2007), sendo esta última com chegada ao Monte da Assunção.

Como não há duas sem três, assim diz o velho ditado, Cândido Barbosa, agora a serviço do Benfica, pode repetir triunfo do ano passado então ao serviço da Liberty Seguros.

Santo Tirso
1994 Pedro Silva
2005 Cândido Barbosa
2007 Cândido Barbosa (Alto Sra. Assunção)

Armando Santiago

Sem comentários: